













































Study with the several resources on Docsity
Earn points by helping other students or get them with a premium plan
Prepare for your exams
Study with the several resources on Docsity
Earn points to download
Earn points by helping other students or get them with a premium plan
Community
Ask the community for help and clear up your study doubts
Discover the best universities in your country according to Docsity users
Free resources
Download our free guides on studying techniques, anxiety management strategies, and thesis advice from Docsity tutors
Contribuição à ciência e a aquisição do conhecimento.
Typology: Cheat Sheet
1 / 53
This page cannot be seen from the preview
Don't miss anything!
Recife
Colaboração: Lílian Lima de Siqueira Melo Luiza Maria Pereira de Oliveira Maria Alice Corrêa de Araújo
Recife
O presente Guia surgiu da necessidade de cumprimento da Resolução nº 16 (2016, p. 1), aprovada pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde é estabelecido no artigo 4 que: “Os elementos pré-textuais das teses e dissertações deverão ser elaborados conforme as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas, referentes à redação de trabalhos científicos". A autora e colaboradoras que estão lotadas na Divisão de Gestão de Dados e Tecnologia da Informação (DGDTI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) idealizaram o Guia com o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica no processo de elaboração e apresentação dos elementos pré-textuais das teses e dissertações defendidas e aprovadas no âmbito da instituição. Trata-se de um roteiro comentado e ilustrado sobre as principais normas de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estão relacionadas com trabalhos acadêmicos. Espera-se que esse documento venha a contribuir para facilitar a normalização dos trabalhos acadêmicos; o qual não tem a pretensão de dispensar a consulta das normas vigentes da ABNT.
Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório)
Apresenta-se a seguir a seqüência de informações que deve constar em cada elemento pré-textual, assim como, exemplos e comentários a serem observados na elaboração dos mesmos.
1.1.1.1 Capa
A capa é um elemento obrigatório, não é numerada nem contada e deve ser elaborada conforme a ABNT NBR14.724 vigente. As informações devem ser apresentadas na seguinte ordem: a) nome da instituição (opcional); b) nome do autor; c) título: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; d) subtítulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinação ao título; e) número do volume: se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume; f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; Observação : no caso de cidades homônimas recomenda-se adicionar a sigla da unidade da federação. g) ano de entrega.
uma realidade
Recife 2018
[S1] Comentário: o brasão da UFPE. Caso o usuário a) é opcional incluir opte por mencionar o nome da UFPErecomenda-se incluir também as devidas subordinações (centro,departamento, programa, curso etc.); b) espaçamento entre linhas de 1,5.
[S2] Comentário: tipográfico diferenciado no titulo e a) utilizar recurso subtítulo para evidenciar asubordinação; b) espaçamento entre linhas de 1,5.
[S3] Comentário: b) espaçamento entre linhas de 1,5. a) letra minúscula; [S4] Comentário: para defesa. ano de entrega
1.1.1.2 Lombada
A lombada é um elemento opcional e deve ser elaborada conforme a ABNT NBR 12.225 vigente. As informações devem ser apresentadas na seguinte ordem:
a) nome do autor impresso longitudinalmente do alto para o pé da lombada; b) título do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor e; c) elementos alfanuméricos de identificação de volume, fascículo e data, se houver.
Exemplo:
Figura 1 – Exemplo de lombada
Fonte: Imagens sobre lombadas (2018)
[S5] Comentário: direcionado aos exemplares que serão elemento impressos. Não se aplica ao depósitodos trabalhos na BDTD em virtude da entrega do trabalho ser APENAS emmeio digital.
[sn6] Comentário: extenso pode-se abreviar sem quando o título for comprometer o sentido. [sn7] Comentário: para defesa. ano de entrega
1.1.1.3 Folha de Rosto
A folha de rosto é um elemento obrigatório, é contada na paginação, porém, não é numerada e deve ser elaborada conforme a ABNT NBR 14.724 vigente. As informações devem ser apresentadas na seguinte ordem:
a) nome do autor; b) título; c) subtítulo, se houver; d) número do volume, se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume; e) natureza: tipo de trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; f) nome do orientador e, se houver, do coorientador; g) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado e; h) ano de entrega.
Exemplos:
1.1.1.4 Ficha Catalográfica
A ficha catalográfica é um elemento obrigatório, faz parte da contagem dapaginação, mas não é numerada. A responsabilidade pela elaboração da ficha é do(a) bibliotecário(a) da instituição, ou seja, da biblioteca setorial à qual o Programa de Pós-graduação está vinculado e impressa no verso da folha de rosto após a aprovação do trabalho. É oportuno ressaltar que alguns Programas de Pós-graduação da UFPE, estabelecem também como elementos pré-textuais: folha institucional e folha de classificação de acesso ao trabalho, devendo esses serem inseridos após a ficha catalográfica. A elaboração desses dois elementos estão em desacordo com a ABNT NBR 14.724 (2011) e Resolução nº 16 (2016), e, portanto, não deve constar no trabalho.
Exemplo:
Catalogação na fonte: Bibliotecária: Rosineide Mesquita Gonçalves Luz / CRB4-1361 (BCTG)
S586d Silva, José de Arimatéa de Mesquita e. Determinação dos custos de soldagem em chapas de aço ASTM AH-36 , soldadas pelo processo FCAW-G : estudos multicasos na indústria da construção naval do Estado de Pernambuco / José de Arimatéa de Mesquita e Silva. – Recife,
239f., il., figs., gráfs., tabs. Orientador: Prof. Dr. Maurílio José dos Santos. Coorientador: Prof. Dr. Oscar Olímpio de Araújo Filho. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação Engenharia Mecânica, 2018. Inclui Referências e Anexos.
621 CDD (22.ed) UFPE/BCTG-2018/
[S15] Comentário: catalográfica através do e-mail próprio a) solicitar a ficha do serviço em cada biblioteca setorial;b) a folha da ficha catalográfica no arquivo word do trabalho deve serprevista, pois esse elemento faz parte da contagem do total de folhas. [S16] Comentário: digital, a ficha catalográfica deve ser a) no arquivo inserida como pdf. Não podendo ser imagem ou printscrn. Esse procedimento deve ser realizadoatravés do adobe acrobat.; b) observar a menção dos dados deidentificação do bibliotecário responsável pela elaboração da ficha( nome e CRB-4 ); c) ausências de informações no interior observar a possibilidade de da ficha quando incluir a mesma noarquivo em pdf.
1.1.1.5 Errata
A errata é um elemento opcional e compreende a lista dos erros ocorridos no texto, seguidos das devidas correções. Deve ser inserida logo após a folha de rosto, constituída pela referênciado trabalho e pelo texto da errata. Apresentada em papel avulso ou encartado, acrescida ao trabalho depois de impresso.
Exemplo: ERRATA
SANTIAGO, S. M. N. Um olhar para a educação de usuários do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
Folha Linha Onde se lê Leia-se 55 20 usário usuário
[S17] Comentário: aplica aos exemplares do trabalho que esse elemento se serão impressos.
uma realidade
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Direito do Centro de Ciências Jurídicas, Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco como parte dos requisitos parciais para obtenção do título de mestre em Direito. Aprovada em: 26/04/2018.
Profº Dr. José Izaltino Ferraz (Orientador) Universidade Federal de Pernambuco
Profº Dr. Luís Henrique Portella Cruz (Examinador Interno) Universidade Federal de Pernambuco
Profº Dr. Palbo Severiano Filgueiras Sobrinho (Examinador Externo) Universidade Católica de Pernambuco
[S18] Comentário: tipográfico diferenciado no titulo e a) utilizar recurso subtítulo para evidenciar asubordinação. b) observar a coerência de informações( nome do autor, titulo e subtítulo, ano de defesa, etc. aprovação assinada pela banca) na folha de examinadora e ata de defesa. No casode aprovação da sugestão da banca examinadora em alterar o titulo esubtítulo do trabalho, solicitar uma declaração do Programa de Pós-graduação contendo as novas informações;c) não substituir folha de aprovação por ata de defesa, pois, são documentosdistintos; [S19] Comentário: idênticas à da folha de rosto; a) informações b) alinhada no meio da folha. [S20] Comentário: aprovação incluir a menção de antes da data de aprovado(a).
[S21] Comentário: examinadora ser composta por mais de no caso da banca três membros titulares, ou seja, para asdefesas de teses, fazer a devida inclusão. [sn22] Comentário: do trabalho que será entregue na no arquivo digital BDTD, a folha de aprovação não deveconter as assinaturas dos membros da banca examinadora.
[sn23] Comentário: não deve constar as assinaturas dos no arquivo digital membros da banca examinadora.
[sn24] Comentário: não deve constar as assinaturas dos no arquivo digital membros da banca examinadora.
1.1.1.7 Dedicatória
A dedicatória é um elemento opcional. É uma seção sem título e indicativo numérico. Texto em que o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.
Exemplo:
1.1.1.8 Agradecimentos
Elemento opcional. Consiste em agradecimentos do autor dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à realização do trabalho.
Exemplo:
Ao término do Curso de Mestrado em Direito percebi que em todo este tempo não encontrei mãos que me puxassem para cima na vida profissional, mas com certeza encontrarei degraus que galgarei com firmeza por tudo aquilo que aprendi. Há muitos professores e mestres a agradecer, não somente pelo que me ensinaram, mas também pela dedicação em ensinar e passar conhecimentos para minha formação profissional. Agradeço aos meus pais pela formação do meu caráter, da personalidade da pessoa que sou hoje, e por terem me feito entender que o futuro se faz do presente. A minha família pela compreensão da minha ausência, dedicada aos estudos para conclusão desse curso e elaboração dessa monografia, pois sempre me incentivou, fazendo-me entender que o futuro se faz da dedicação no presente. Ao mestre e professor Marcondes Scherenger Filho pela sua orientação, conselho e confiança que possibilitou a conclusão deste trabalho. Aos amigos que compreenderam que os períodos de ausência eram dedicados aos estudos e conclusão desse trabalho. E por último a Deus que permitiu tudo isso, pois sem Ele nada disso seria possível. Ele é o mestre maior.
[S25] Comentário: com o mesmo recurso tipográfico da titulo centralizado seção primária. [S26] Comentário: parágrafo usado no corpo do texto mesmo tipo de (com ou sem recuo) para uniformizar;