Docsity
Docsity

Prepare for your exams
Prepare for your exams

Study with the several resources on Docsity


Earn points to download
Earn points to download

Earn points by helping other students or get them with a premium plan


Guidelines and tips
Guidelines and tips

Atividade individual - Gestao de capital de giro, Summaries of Working Capital Management

Atividade individual - Gestao de capital de giro

Typology: Summaries

2023/2024

Uploaded on 06/07/2024

mayara-gois
mayara-gois 🇬🇧

5

(1)

1 document

1 / 9

Toggle sidebar

This page cannot be seen from the preview

Don't miss anything!

bg1
MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL
Estudante:
Disciplina: Gestão do Capital de Giro
Turma:
1. Etapa 1 – Diagnóstico da situação financeira das lojas
Vende Muito
Índices Financeiros – Lojas
Vende Muito Ano X2 Ano X1 Ano X0
CCL 42,798 25,144 18,186
NCG 121,331 44,107 15,386
ST -78,533 -18,963 2.800
LC 1.35 1.45 1.88
LS 0.55 0.70 1.03
LI 0.17 0.30 0.53
PME 210 114 58
PMR 60 34 26
PMC 50 51 43
CO 270 147 85
CF 220 96 41
Um índice financeiro é a relação entre contas ou grupo de contas das
demonstrações financeiras que visa evidenciar determinado aspecto da situação
patrimonial, econômica ou financeira da empresa.
1
pf3
pf4
pf5
pf8
pf9

Partial preview of the text

Download Atividade individual - Gestao de capital de giro and more Summaries Working Capital Management in PDF only on Docsity!

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Estudante: Disciplina: Gestão do Capital de Giro Turma:

1. Etapa 1 – Diagnóstico da situação financeira das lojas

Vende Muito

Índices Financeiros – Lojas Vende Muito Ano X2 Ano X1 Ano X CCL 42,798^ 25,144^ 18, NCG 121,331^ 44,107^ 15, ST -78,533^ -18,963^ 2. LC 1.35^ 1.45^ 1. LS 0.55^ 0.70^ 1. LI 0.17^ 0.30^ 0. PME 210 114 58 PMR 60 34 26 PMC 50 51 43 CO 270 147 85 CF 220 96 41 Um índice financeiro é a relação entre contas ou grupo de contas das demonstrações financeiras que visa evidenciar determinado aspecto da situação patrimonial, econômica ou financeira da empresa.

  • Capital Circulante Líquido (CCL): CCL=(AC-PC) Expressa como a empresa financia suas operações de curto prazo. O CCL corresponde a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante. Em outras palavras, é o capital da empresa que possui liquidez e pode ser utilizado facilmente para fins de giro de estoque e pagamentos de dívidas com vencimento no curto prazo.
  • Necessidade de Capital de Giro (NCG): NCG=(ACO-PCO) Representa o montante mínimo de recursos que uma empresa deve ter em Caixa, para financiar vencimentos da entidade como compras de produtos/materiais, salários, transformações, entre outros, que representam as atividades operacionais da companhia.
  • Saldo de Tesouraria (ST): ST=(CCL-NCG) Representa a diferença entre CCL e NCG e evidencia a solvência da entidade. Caso a entidade apresente caixa for deficitário, a mesma pode enfrentar desafios para quitar suas obrigações de curto prazo prejudicando a operacionalidade e continuidade da empresa. Conforme mencionado nas informações sobre a entidade Lojas Vende Muito. No ano de X0, foi iniciado um amplo projeto de expansão, contando com a implementação de um sistema de crédito próprio e abertura de novos pontos de venda. Estratégias como estas impulsionaram o crescimento significativo das vendas e dos lucros, em contra partida afetaram negativamente a saúde financeira da empresa. Tendo como objetivo reverter essa situação, apresentaremos abaixo uma análise dos resultados das Lojas Vende Muito e das estratégias adotadas para reverter seu atual cenário. Os resultados a seguir dizem respeito aos índices de liquidez, prazos médios e necessidade de capital de giro das Lojas Vende Muito para os exercícios de 20X0 a 20X2. Também será apresentada uma análise horizontal resumida para destacar a tendência dos resultados da empresa em comparação.
  • Liquidez corrente: LC=(AC/PC) Indica o quanto de recursos a empresa tem disponível em capital de giro para pagar suas dívidas.
  • Liquidez seca: LS=(AC-EST)/PC Está relacionada ao fator de solvência da empresa. Representa o quanto a empresa poderá dispor em termos de capital de giro, descontando seus estoques, a fim de saldar suas dívidas de curto prazo. Com isso, pode-se calcular o grau de dependência que a empresa tem do seu estoque relacionando a liquidez corrente com a liquidez seca (GDE). Por sua vez, indicadores de prazos médios buscam expressar o nível de atividade das empresas bem como avaliar as principais influências na necessidade de capital de giro.

A empresa apresentou índice de liquidez corrente satisfatórios. Mas na evolução histórica dos indicadores de liquidez se constata uma diminuição dos resultados na casa de 50% nos últimos 2 anos. O grau de dependência do estoque (liquidez seca) e as aplicações disponíveis em caixa eequivalentes de caixa (liquidez imediata) apresentaram quedas de mesma magnitude, demonstrando um efeito de medidas econômico-financeiras inadequadas. Ao longo dos 3 exercícios fiscais analisados a companhia aumentou em 250% seu prazo médio de estoque. Com isso, uma parcela maior do ativo circulante esteve comprometida na forma de mercadorias e, em caso de uma queda de vendas, impactaria a capacidade de solvência da Vende Muito. Já o prazo médio de recebimento aumentou em 128% na comparação entre 20X0 e 20X2. O prazo médio de compras não sofreu alterações tão significativas. As decisões enunciadas acima que, apesar de duplicarem o faturamento, dilataram os prazos deestoque e recebimento gerando um aumento no ciclo operacional e também no ciclo financeiro de 210% e 393% respectivamente. Em outras palavras, velocidade com que a empresa transforma suas matérias primas em produtos vendidos e posteriormente em dinheiro mais que triplicou. Tais estratégias possuem impacto relevante nas necessidades de capital de giro e saldo em tesouraria, que passou a ser inferior ao ativo circulante líquido já em 20X1, conhecido como efeito tesoura.

2. Etapa 2 – Recuperação financeira (orçamento de

caixa) das lojas Vende Muito

Com base na situação financeira crítica evidenciada pelos efeitos tesoura e overtrade, foram propostasas seguintes ações para a redução da NCG

  • Redução do PMR em 15 dias, terceirizando o processo de análise de crédito;
  • Redução do PME, para os patamares do Ano X0 com gestão eficiente dos estoques e
  • Aumento do PMC em 10 dias, com a re-negociação junto aos fornecedores. Com base nas ações corretivas apresentadas, será elaborarado o orçamento de caixa da empresa e consolidado as contas do balanço patrimonial no final do ano de X3. Considerando os dados a seguir:
  • Desempenho econômico (DRE) do Ano X3, igual ao Ano X2;
  • Investimentos em Capital (Desembolso de capital) no Ano X3 igual a depreciação;
  • Renovação integral da dívida de longo prazo;
  • Amortização de toda a dívida de curto prazo e
  • O fluxo de caixa do Ano de X3 será todo distribuído como dividendo. (i) Orçamento de caixa Ano X saldo caixa (t=0) 2 0, (+) receita bruta 2 80, (-) deduções -28, receita líquida 252, (-) CMV -168, lucro bruto 84, (-) despesas comerciais e administrativas -22, (-) depreciação -4,

ativo não circulante patrimônio líquido imobilizado 52,290 capital social 33, TOTAL 52,290 lucros acumulados 26, TOTAL 60, ATIVO TOTAL 140,637 PASSIVO TOTAL 140, 7 Os efeitos das novas políticas de prazos também são evidenciados no balanço patrimonial do exercíciode 20X3. Com a liquidação das dívidas de curto prazo há uma distribuição mais equivalente entre ospassivos de curto e longo prazo, além dos lucros acumulados aumentarem em 2,6 vezes. Além disso, a eficiência em estoques e a diminuição dos crediários proporcionaram um aumento darepresentatividade do caixa disponível, saindo de 12% para 23% na comparação entre os exercícios. A relação entre ativos e passivos circulantes também apresentou uma melhora significativa, contribuindo para a liquidez da empresa.

3. Etapa 3 – Situação financeira das lojas Vende Muito

após plano de recuperação

Com base nas ações corretivas definidas para o ano de 20X3, foi possivel antecipar os novos parâmetros financeiros da entidade para o referido exercício e examinar as alterações em seu desempenho. Vide abaixo os indicadores financeiros atualizados:

A liquidez corrente aumentou significativamente, principalmente devido à redução das dívidas de curto prazo que antes estavam drenando os recursos da empresa. a Vende Muito atingiu uma liquidez corrente que muito bom comparando com o ano 20x2. Com a nova gestão de estoque e uma redução na importância das contas a receber reduziram a influência dos estoques na liquidez e aumentaram a disponibilidade de caixa. Isso colocou a empresa em uma posição financeira bastante confortável para operar suas atividades. Outro ponto a se desracas foi a redução do ciclo operacional em quase 60% entre os exercícios, o que melhorou substancialmente a eficiência da empresa. No entanto, o destaque foi a redução do ciclo financeiro em 77%, indicando uma menor necessidade de capital de giro, uma vez que grande parte das operações passou a ser financiada por fornecedores e terceiros. Além disso, o capital circulante líquido aumentou em 41%, atingindo 60.350 no exercício de 20X3, e a NCG reduziu em 67%, o que foi um resultado direto das mudanças nos prazos. Essas estratégias combinadas mantiveram o bom desempenho econômico proveniente da expansão e equilibraram o saldo em caixa, eliminando os problemas de falta de recursos e excesso de negociação, e, consequentemente, reduzindo o risco de insolvência da Vende Muito.